Design Editorial
De acordo com o briefing recebido para a concepção do 'Balanço de actividades de 2008, e respeitando a indispensável apresentação institucional da actividade desenvolvida por este órgão da administração pública, foi criado um modelo alternativo ao convencional, graficamente mais actual e apelativo, com maior capacidade gráfica editorial e maior adaptabilidade temporal.
Respondendo à s premissas organizacionais de apresentação das temáticas e objectivos, foi recriada a metodologia de exposição dos conteúdos, tornando a publicação mais apelativa e harmoniosa, ao nÃvel da composição gráfica e do uso e edição de fotografias ou outros elementos gráficos.
Criou-se um registo positivo e de transparência dos conteúdos através do uso do branco, quer na capa como no interior da publicação, dando-lhe maior leitura e legibilidade, e ainda consequências positivas ao nÃvel da mancha gráfica geral da publicação.
Ao nÃvel da capa colocou-se o cunho do organismo em dimensões generosas e a marcar inequivocamente a publicação.
Em termos de formato, a opção cai sobre o tamanho não uniformizado superior ao A4 (210 cm × 297 cm), que permite uma melhor exposição de conteúdos e evita uma massiva mancha de textos.
Procurou-se também incutir uma maior dinâmica nos arranjos e na composição das molduras, inserindo mais fotografias, numa clara aposta na comunicação pela imagem que conota de maior veracidade as temáticas expostas no Relatório.