Verso de Kapa

O Pequeno Médico
< VOLTAR
Design editorial - Proposta de Capa


(...) Hoje, Alê abandonou o seu casulo e se transformou numa bela borboleta, que agora voa livre sem dores nem sofrimento" (...)
Graziela Gilioli - Março de 2008

Na resposta ao pedido de proposta de capa da editora Verso de Kapa apresentámos uma proposta a que chamámos "Cometa das Borboletas".

Esta proposta procurava representar o lado mais místico e intimista da relação entre mãe e filho, espelhando um código de linguagem familiar e único, e os sinais e as lembranças associadas a Alexandre.

"Somewhere over the rainbow" acima das nuvens do céu, (musica de Harold Arlen e letra E.Y.Harburg para filme " Feiticeiro de Oz") estará Alexandre sorrindo e contemplando a vida de que tanto gostava.

As borboletas (como as usadas no funeral do menino), representam a transformação do terreno em efémero, a prisão em liberdade, num traço de ilustração delicado, ingénuo e infantil num rasto de borboletas que compõem o cometa de que falou Alexandre no seu poema - "Eu vejo um cometa passar, Eu aqui na Terra, E ele perto do luar"...- e que agora plana livre e feliz algures entre nós e o topo do arco-íris.

Alexandre, saiu do corpo e agora está livre, mas permanece a força da sua mensagem com a mesma intensidade e luz de um cometa barbado que se ilumina a si e aos que o rodeiam, e também às 9 estrelas que aqui o acompanham em contracapa (simbologia do número, do último retorno, o 9 somatório dos números 1251, número do quarto de Alexandre durante o internamento hospitalar).

No fim Alexandre partiu, mas deixou a mensagem de que devemos ter sempre uma infinita vontade de vivermos felizes, uma mensagem de alegria e esperança de superação da dor, de que é "possível viver intensamente cada minuto da vida, mesmo os mais difíceis"; e daí, uma capa desprovida de um carácter sofrido e dramático. Um tema e um livro de grande sensibilidade, de uma delicadeza cheia da força e coragem desta mãe-autora.

"O pequeno médico", trouxe meu querido Alê de volta para o nosso mundo. Quando vejo o livro em uma livraria dou uma piscadinha com o olho esquerdo para o livro e tenho a certeza de que o meu filho sabe que é para ele (...) - Graziela Gilioli -, e por isso na nossa capa esta estrela grande que se fez cometa fala com todos nós, numa mensagem de esperança e coragem.

A nossa proposta não foi a escolhida, tendo a editora seguido por uma opção completamente distinta e marcantemente comercial.
< VOLTAR