Identidade e Concepção de Espaço Expositivo

CM Montemor-o-Novo
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Data

JUNHO 2010
Briefing

Exposição Feira da Luz 2010 - Definição de imagem,projecção doe um espaço expositivo,no âmbito da Feira da Luz.
Conceito

IDENTIDADE E IMAGEM - Feira da Luz 2010

A proposta apresentada, parte do principal foco monumental da cidade de Montemor-o-Novo, o seu Castelo, um elemento de destaque na heráldica do município.
Numa análise das formas arquitectónicas e estéticas do Castelo de Montemor-o-Novo partimos para a sua desconstrução resultando numa estilização simples que nos leva à forma principal que será suporte de toda a proposta gráfica: o triângulo. Este triângulo além de evocar o Castelo, serve de base para a estética moderna, simples, elegante mas ainda assim arrojada, que apresentámos como proposta de imagem da Feira da Luz 2010.
O elemento principal do cartaz representa a cabeça de um porco que, estilizado, remete para o conceito de um mosaico de azulejos.
Toda a construção gráfica vive destes elementos, sendo eles que trazem cor e conteúdo material a este mosaico e, logo, ao cartaz de comunicação da feira:vinhos, mel e doçaria regional ou técnicas artesanais como a Trapologia e o azulejo.

ESPAÇO EXPOSITIVO - Produtos de Montemor

Sendo a temática de 2010 os 'Produtos de Montemor', o projecto assenta numa premissa de valorização máxima da mensagem a transmitir, com um carácter de sobriedade e elegância, prestigiando e dotando a exposição e os produtos expostos. Foi assumida uma dinâmica museológica contemporânea, na qual a disposição dos produtos é feita de acordo com parâmetros expositivos que pretendem enaltecer e valorizar os mesmos, embora de forma descomplexada e privada de barreiras físicas, estabelecendo-se uma relação de maior proximidade com o visitante. A opção estética seguida mostra-se capaz de responder aos diversos destinatários, assentando em objectos pragmáticos de design - elegantes, contemporâneos e sóbrios, que respondem positivamente a estéticas distintas.
A organização espacial procura explora uma dinâmica de comunicação-promoção do município e do seu património, promovida por objectos diferenciados mas sequenciais que assumem uma função de mapeamento orientador do espaço.
Os objectos decorativos pretendem efectivar uma maior e mais plena ocupação do espaço pelo visitante,sendo projectadas soluções, como bancos modulares, que promovem uma permanência mais confortável e harmoniosa no espaço.
Outros objectos, como floreiras ou insólitos pufes (bolsas de 200 litros de transporte de vinho), criam um ambiente acolhedor, cumprindo requisitos estéticos e também de carácter funcional. Na concepção geral do projecto foram tidas em consideração questões afectas ao Design Inclusivo sendo consideradas nomeadamente as necessidades de indivíduos com deficiência motora.
Público-Alvo

Genérico
Serviços

Direcção Criativa Design Gráfico, Design de Equipamento e 3D
Serviços
Modelação 3D
Design Gráfico
Design de Informação
Criacao de Conteúdos
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